resenhas category image
Apátrida
Thursday 05/01/2012 às 07:00 995 Views Arquivado em: Resenhas

Apátrida certamente tem seu valor pois é um livro que narra através de uma personagem, a sofrida vida de muitos outros protagonistas da Guerra. Ana Paula soube muito bem traduzir em palavras todo o desespero sofrido pela personagem intensificado pela narração em primeira pessoa que nos permitiu adentrar ainda mais no intimo e na vida de Irena. De sua infancia a vida adulta, o descobrimento de uma paixão que acompanharia pela vida toda, certamente são o ponto alto do livro. Apesar de muito bem escrito, a diagramação do livro é péssima e torna a leitura (que por si já é extremamente densa) muito cansativa e até que a história engrenasse, tive sérias dificuldades em me prender a ela. É um livro sofrido, da primeira a ultima página, triste, porem muito fiel e bem embasado no contexto histórico que se propôs narrar. Se tivesse que descrever Irena em uma unica palavra, eu não teria duvidas: sobrevivente.

A História

Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, a história acontece no período entre Guerras tendo seu ápice no início da Segunda Guerra com a temida liderança de Hitler. O que assistimos de perto é a vida da polonesa Irena, camponesa sofrida bem como toda sua família. Logo cedo, ela se apaixona pelo seu melhor amigo Jacob, mas os dois seguem caminhos diferentes e ele se casa com Ewa e ela se casa com Rurik, que ela aprende a amar tardiamente e deste relacionamento nasce o pequeno Jan. Os dois tem uma vida difícil mas ela aprender a ser feliz e se regozija no pouco que eles constroem. A Guerra então ganha força e vai tomando conta da história e dos personagens e a trama se desenrola em torno disso, da luta pela sobrevivência em dias tão injustos e desumanos…

A Autora

Ana Paula Bergamasco é paulista, descendente de italianos e espanhois e aprendeu desde cedo sobre a saga da imigração. Formou-se em direito pela USP, onde recebeu uma menção honrosa por uma monografia centrada nos direitos internacionais do individuo. Casada, advogada militante, é mãe de duas meninas que segundo ela, são sua fonte de inspiração. Em parceria com o autor Marcos Bulzara, lançou recentemente o romance João e Maria.

Etc …

Capa e Projeto Gráfico: ★★☆☆☆
História: ★★★☆☆
Narrativa: ★★★☆☆
Skoob: Apátrida
Autora: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as falas




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


4 Comentários em “Apátrida”


#1 Yara Prado 10-01-2012 - 13:55 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Confesso que sempre vi este livro e, apesar de achar a capa a coisa mais linda, não me interessei muito, e nem sequer li alguma resenha…
Até agora…rsrsrs
Hum, acho que meu gosto é meio estranho, porque gosto de ler dramas… (E minha mãe fica desconsolada com isso, porque eu fico contando para ela tudo o que esta acontecendo no livro…rsrsrs)
E agora fiquei curiosa para saber mais sobre o livro…
Não super ansiosa para ler, mas com certeza vou procurar um pouco mais sobre ele e ler algumas resenhas…

Ah, é muito chato quando a diagramação do livro não ajuda nada… Me dá muita raiva disso, porque às vezes, a história é linda e tudo, mas na hora que você vai ler, tudo fica tão confuso que acaba tirando o mérito da história…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Nil Macedo 11-01-2012 - 09:45 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

Nossa, eu imaginava que seria uma leitura densa mas nao sabia que seria tao dificultosa assim. Acho que vou deixar para depois esse livro, mas ele ainda vai continuar na minha lista de desejados.
Adorei sua resenha.

bjs.

http://booksandmuchmore.blogspot.com

[Responder]

Você já comentou 4 vezes.

#3 Letícia 13-01-2012 - 12:28 -
Google Chrome 16.0.912.75 Windows 7

nossa q pena essa parte da diagramação, em certos livros chega a estragar a leitura e imagino q em um livro denso como esse deve ter sido o caso, super #fail da editora.

[Responder]

Você já comentou 22 vezes.

#4 Fernanda Rocha 19-02-2012 - 03:36 -
Mozilla Firefox 10.0.2 Windows 7

Li este livro ano passado e choreii horrores!!! Livro forte e emocionante….

[Responder]

Já comentou 126 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!