resenhas category image
Fábrica de Diplomas
Friday 31/08/2012 às 07:01 2166 Views Arquivado em: Resenhas

Fábrica de Diplomas é um livro que eu achei que começaria a ler este fim de semana. Poucas horas depois, as 336 páginas do mesmo, apenas resumiam a tremenda vontade de que fossem pelo menos o dobro disso. É o segundo livro que leio do autor e também o segundo onde desfruto da deliciosa companhia do personagem Antonio Pastoriza. Pastoriza está longe de ser um personagem que se destaca pelo seu carisma ou qualquer outra característica marcante, na verdade, acho que o que mais gosto nele é a simplicidade com que ele encara a vida, uma forma quase escrachada de ver a sociedade. Psicanalista, diretor do curso de psicologia na maior universidade do país e ainda assim alguém que até hoje se perde nos encantos de sua ex Nicole Barros, a sedutora repórter e professora da Bartolomeu Dias. Mais do que uma critica aos graves problemas da educação no país, Pena agregou ao romance a vida nos morros do Rio, os jogos de poder e ganância onde o dinheiro dita todas as leis; a vida tem seu valor ditado pelo mais poderoso, e pelo ultimo a cair. A narrativa do livro é bastante dinâmica e em alguns momentos confesso que até me perdi entre tantos personagens, mas gostei especialmente da maneira que o autor usou para retratar de forma muito verossímil cada uns dos ambientes e núcleos do livro. Me agrada muito saber que em nossa literatura, existem nomes como o de Felipe Pena que nada devem a grandes nomes de renome mundial que abarrotam nossas livrarias. Um livro para rir, chorar, se emocionar, mas principalmente refletir: qual o papel da Educação nos dias de hoje? Estamos formando pensadores e formadores de opiniões ou apenas “fabricando diplomas” e títulos? Ficção e realidade se misturam. Ou não.

Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
(Paulo Freire)

A História

O livro começa com a jovem Adriana levando um tiro dentro da Universidade Bartolomeu Dias. Ela bem sabia quem era o atirador, mas as outras pessoas não descobririam tão fácil já que o vídeo, contendo as imagens do circuito de segurança fora editado. O atirador levou sua mochila com ele durante a fuga, mas o que ele queria de verdade, ficara escondido entre os dedos da garota: a letra de um Funk proibido. Mas havia mais, muito mais naquele pedaço de papel. A pedido do Dr. Jaime Ortega, dono da Bartolomeu Dias, o nosso “herói” Antonio Pastoriza, professor e diretor do curso de Psicologia da Universidade é chamado para investigar o caso, juntamente com o chefe da segurança e seu fiel amigo, Ignácio Rover. Uma série de eventos muito estranhos começam a acontecer, denegrindo cada vez mais a imagem da universidade que já vinha bem fragilizada, assombrando um caixa cada vez mais vermelho… Não demora muito e a policia e a imprensa também se envolvem no caso. Quem estaria por trás disso tudo? Crime organizado? Os traficantes do morro? Um traidor dentro da própria universidade? Um romance policial que não pode faltar na sua estante, intrigante e inteligente, perspicaz e ousado; na medida certa. Simples assim.

O Autor

Felipe Pena é psicólogo, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Sorbonne, é autor de dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, além de oito livros acadêmicos e do romance O analfabeto que passou no vestibular. Foi sub-reitor da UNESA, repórter e apresentador da TV Manchete e comentarista da TVE-Brasil. Assina uma coluna mensal no Jornal do Brasil e no site www.felipepena.com

Etc…

Capa e Projeto Gráfico: ★★★☆☆
História: ★★★★☆
Narrativa: ★★★★☆
Skoob: Fábrica de Diplomas
Autor: Felipe Pena
Editora: Record




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


2 Comentários em “Fábrica de Diplomas”


#1 Yara Prado 07-09-2012 - 09:23 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Hum, não sei porque, mas não me interessei muito pelo livro não…rsrsrs
Apesar do título ser legal e chamar a atenção, não me dei muito com a sinopse…
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Ariane 10-09-2012 - 08:56 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Gostei da sinopse e da capa! Já marquei no skoob ehehehe espero ler em breve!

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!