resenhas category image
Helena de Troia
Tuesday 04/09/2012 às 07:35 2131 Views Arquivado em: Resenhas

Nunca escondi meu interesse pela cultura Grega. Simplesmente me fascinam a cultura, a história, os mitos, as lendas… A história da Guerra de Troia não seria diferente. Principalmente, porque a que conhecemos neste livro é contada pela própria musa, a mulher mais bela do mundo, a que diziam ser de Troia mesmo tendo nascido bem longe dali. Ela foi a causadora de uma das maiores guerras já conhecida por aquele povo, ela foi objeto, filha, mãe, senhora, amante, mulher…
Gosto da forma como a autora retratou Helena porque ela não a coloca como um mero peão num tabuleiro onde ela não tinha controle algum, vítima sofredora que se lamenta de seu destino infeliz; tampouco é alguém que conseguiu se livrar de todas as injustiças que lhe impuseram. A Helena que vemos aqui, é alguém que sofreu muito sim, mas é também que nunca deixou de ouvir seu coração, de buscar sua felicidade.
Helena amou; amou a muitos homens, menos aquele que lhe fora dado como marido. Ela desafiou diversas vezes os costumes e paradigmas da sociedade que pertencia, teve coragem para deixar para traz o que mais amava… tudo para buscar incansavelmente sua felicidade. Talvez alguns lembrem-se dela apenas como a adultera, a mulher que traiu seu marido para fugir com um estrangeiro… A imagem que guardo dela, depois da leitura deste livro, é de alguém que definitivamente não passou desapercebida; teve coragem para se impor e enfrentou as consequências por cada uma de suas decisões. Alguém que errou, mas que não olhou para trás em momento algum. Certamente não é o tipo de livro que agrada a todos, mas aos amantes de um bom épico, de histórias de amor impossível e tragédias históricas, Helena de Troia é um verdadeiro deleite.

Meu nome é Helena, nasci em Esparta, mas me fui de lá por amor. Diziam que eu era a mulher mais bela do mundo. Do pouco que tive, do muito que perdi, os aedos já fazem seus relatos. Relatos mentirosos. Afinal, não estavam lá. Eu sim.

A História

Helena era a filha mais nova do Rei de Esparta e também conhecida como a mulher mais bela de todo o mundo, invejada por muitas mulheres a começar por sua irmã mais velha, Clitemnestra. Diferentemente das mulheres que se cobriam de joias e ornamentos para chamar a atenção, ela não precisava de nada disso, sua beleza era natural, bem como sua alma livre. Ela acabara de se apaixonar pela primeira vez por Diomedes, soldado do exército de Esparta, e ainda inebriada pela descoberta do sentimento, sente-se totalmente desolada quando lhe informam que fora prometida ao austero Menelau em casamento como parte de um acordo politico que salvaria seu povo. Menelau era um homem bruto e em nada agradava a jovem, que não demorou muito a encontrar nos braços de outros homens a felicidade que seu marido não poderia lhe dar. Um jovem muito bonito, chamado Paris, vem visitar por algum tempo o reino de Menelau e acaba se envolvendo com Helena, que se apaixona perdidamente por ele. Paris então retorna para Troia e Helena decide fugir com ele deixando tudo para trás. Menelau obviamente não fica nada contente quando descobre sobre a fuga e vai até Troia em busca de sua mulher. Esparta e Troia então se enfrentam numa das mais famosas guerras da História. Para quem vê sob o ponto de vista épico, talvez sinta falta de alguns acontecimentos omitidos pela autora; mas se permitem a opinião desta que vos fala, a estória narrada aqui narra o ponto de vista de Helena, sua trajetória e sua vida então realmente não caberiam no enredo do livro.

A Autora

Francesca Petrizzo nasceu em Empoli em 1990 e escreve desde os quinze anos. Estuda História numa universidade britânica. Helena de Troia é o seu primeiro livro.

Etc…

Capa e Projeto Gráfico: ★★★☆☆
História: ★★★★☆
Narrativa: ★★★☆☆
Skoob: Helena de Troia: Memórias da mulher mais desejada do mundo
Autor: Francesca Petrizzo
Editora: Lua de Papel




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


3 Comentários em “Helena de Troia”


#1 Maysa 05-09-2012 - 23:06 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

adoro histórias da Grécia,roma e por ai vai, tanto que meu livro favorito é percy jackson!
acho a história de Helena de Tróia incansavelmente bela! sério! Tem aquela coisa mistica e ao mesmo tempo surreal! Com certeza essa livro vai pra minha pilha (enorme) de livros pra ler e com um “desejo” ali do lado! hahaha

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Yara Prado 07-09-2012 - 09:25 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

Parece ser bom, vou procurar mais sobre ele…
Eu também gosto da cultura grega, apesar de não ser fascinada nem nada do gênero… Eu só gosto mesmo…rsrs
Bjs.

[Responder]

Já comentou 802 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Ariane 10-09-2012 - 08:38 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Eu gosto da cultura Grega mas para filmes ehehehe ;D deve ser pelo fato de não ter um bom livro do gênero.

Pri, faz um posto com alguns livros do gêneros!!

[Responder]

Já comentou 267 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!