resenhas category image
O Livro de Tunes – Destino
Saturday 18/09/2010 às 02:06 1290 Views Arquivado em: Resenhas

Uma coisa difícil para uma blogueira é criticar um livro quando a pessoa que o escreveu acabou se tornando seu amigo. As palavras podem parecem tendenciosas e mais rebuscadas que o necessário. Esta é uma dessas situações. Por esse motivo, preciso dividir com vocês como o Dhyan surgiu na minha vida: a gente se seguia no Twitter por causa da Revista Fantástica (eu acho) mas não me recordo de ter trocado uma única palavra com ele até então. Eis que alguém me perguntam no Formspring sobre minha preferência entre cartas e e-mails e ele me responde argumentando sobre o assunto. Um reply atrás do outro, MSN e muitos RTs depois, chegamos num ponto onde fui obrigada a falar pra ele: “ ok, você vai ficar muito convencido depois que eu te falar isso, mas eu cansei de gostar das crônicas, poesias e afins que vc escreve e eu te retwito o dia todo, onde compro seu livro?” Kkk é claro que ele riu da minha cara, mas dias depois o livro estava aqui em casa. Faço mais uma confissão, quando comprei o livro, eu sabia que era sobre fantasia, sabia que era de um cara que eu admirava a escrita, mas parei por aí. Não fui atrás de resenha, sinopse, simplesmente adicionei na wishlist do Skoob, mas nem lá eu li coisa alguma sobre , afinal o livro já estava comprado, certo? Coisas de uma bookaholic, não tente entender. Dias se passaram, o livro chegou e eu fiz uma grande “besteira”: li a introdução. 24 horas depois o livro aparecia no Skoob como lido. Mais 24 horas depois e vocês lêem esta resenha. A verdade é que há tempos eu estava ávida por algo diferente… e talvez seja esta a característica mais marcante de O Livro de Tunes. Em certos pontos da história, eu tentava identificar a inspiração: O Senhor do Anéis? As Crônicas de Nárnia? Eu poderia citar dezenas de livros da literatura fantástica, mas não conseguiria realmente descrever Tunes se eu tentasse. Eu posso até contar-lhes a história, assim como vou fazer logo abaixo, mas estarei sendo injusta, com certeza. A verdade é que a saga de Tunes é o tipo de livro que pode ser lido por uma criança e pode ser lido por um adulto. Para cada um lê a história do menino Tunes , a vê de um jeito, porque ela se aproxima muito de uma melodia que se “adapta” ao seu ouvinte. Alias, o autor te convida a ler o livro ao som de Bach e devo dizer é uma experiência bem interessante. É hora suave e hora dramática como um concerto digno dos grandes mestres… Tunes e Lalin Fëa tornaram-se personagens marcantes demais na minha vida, daqueles que tenho certeza, de vez em quando sentirei saudades e precisarei reler para lembrar da poesia e da suavidade que exalam em sua história. O Livro de Tunes, é uma trilogia e o próximo livro que ganha o nome de “Triplice Guerra” muito em breve estará em nossas mãos. Mal posso esperar! LEIAM O Livro de Tunes… se vc gosta de literatura fantástica, te desafio a não gostar!

A História

A história de Tunes começa quando ele é levado por alguns de seu povo como “sacrifício”, fruto de um cruel acordo feito com a uma poderosa bruxa, “Aquela que veste negro”, Patelle Arondarôn, senhora do Grande Castelo de Galboriä. Por uma felicidade do destino, Tunes Arboror consegue escapar antes de ser encontrado pela bruxa e parte numa aventura em busca da liberdade. Durante sua jornada ele encontra bons amigos, como Beceus, o Ultimo dos senhores do Vento, e Lalín Fëa, a bela Mantenedora. A trajetória de fuga de Lalín e Tunes é cercada por perigo, mistério, um pouco de tudo que um livro de fantasia precisa ter para ser realmente encantador, acrescido de lealdade, amizade e um quase romance (pertinente é claro aos 12 anos de Tunes, nosso herói). O que o difere dos demais certamente não é a seqüencia dos fatos em si; aos que lerem o livro com este único propósito talvez se decepcione ou não veja muita graça na trama, mas este é um livro que deve ser lido e absorvido nos minimos e singelos detalhes, pela suavidade e intensidade com que a história é conduzida. Fato, é que o Livro de Tunes é um desses muitos achados da literatura brasileira. Um desses muitos, que a cada vez que chegam em minhas mãos me orgulham e incentivam a cada vez mais prestigiar a literatura nacional.

PS: O livro pode ser adquirido pela Livraria Fantástica.

O Autor

Dhyan Shanasa tem 26 anos completados no mesmo dia em que este post foi escrito e é natural do estado de Goiás. Divide seu tempo entre um atelie de arte e a carreira de escritor, onde neste momento se dedica a continuação da Trilogia de Tunes. É um dos coordenadores da Revista Fantástica e o apresentador do tão aplaudido Papo Fantástica. Acrescento ainda que é um amigo dedicado, grande poeta e tantas outras descrições que merecem ficar de fora desta biografia pois também é muito convencido e tende a se achar a ultima bolacha do pacote com facilidade (ok, desculpa, eu não aguentei :P)

ETC …

Capa e Projeto Gráfico: ★★★★★
História: ★★★★★
Narrativa: ★★★★★
Skoob: O Livro de Tunes – Volume I: Destino
Site: http://dhyanshanasa.blogspot.com
Twitter: @DhyanShanasa
Autor: Dhyan Shanasa
Editora: Lexia




Sobre o autor do post:

Meu nome é Priscila, mas por favor me chame de Pri, não sou uma pessoa de muitas formalidades... Sou designer e social media por formação mas larguei tudo e abri um pet shop porque sou dessas que não tem medo de largar tudo e começar de novo quantas vezes for preciso se isso me fizer feliz. Ler é um dos meus passatempos favoritos, por isso criei o Bookaholic para compartilhar com vocês um pouco do que leio e sobre o universo literário!
E-mail: priscilabraga@gmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


36 Comentários em “O Livro de Tunes – Destino”


#1 Débora M. 18-09-2010 - 07:43 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

Aiin,Pri,eu quero saber o mimo e adorei o post ;D .
#FelizAniversarioDhyan

[Responder]

Já comentou 69 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#2 Dana 18-09-2010 - 10:57 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows XP

Caramba! o_O Que resenha mais impressionante! Dá pra perceber o qto o livro te envolveu, que delícia!
Parabéns por conseguir passar toda essa paixão pelo livro, não são todos q conseguem. Qto ao livro, nem preciso dizer né =(
É como vc disse: mto orgulho qdo um livro apaixonante é aqui do nosso Brasil x)

[Responder]

Já comentou 258 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#3 Isabella Pina 18-09-2010 - 12:02 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Boa a resenha.. só não concordo com o “quase romance”, pode ser pessoal, mas o que vejo escrito ali são ntermitentes provas de amor, em cada pequena ação da Lalin e de Tunes… o amor aos doze anos é bastante sincero, verdadeiro, posto que a inocência da infância é que deixa tudo ser verdadeiro, portanto para mim não é um “quase romance”, é sim um romance.

[Responder]

Priscila responde:

Google Chrome 6.0.472.59 Windows XP

Interessante seu ponto de vista Isabella, acho que prefiro não discutir se concordo ou não com sua argumentação porque cairíamos numa das mais complexas definições do mundo, que seria definir o que é o amor, alguns grandes poetas ja tentaram, mas ainda assim acho que apenas chegaram perto. Alias, acredito que o amor se manifesta de várias maneiras e não apenas da forma romântica, neste ponto, não duvido que ele já estivesse presente ali. Mas sob meu ponto de vista, o sentimento ali descrito talvez até fosse mesmo amor, mas ainda manifesto em admiração, amizade, lealdade… amor amor mesmo, acredito que vai muito além disso. Talvez (e provavelmente) será algo que veremos nos próximos livros e no amadurecimento do relacionamento dos dois daqui em diante… dai sim acredito que veremos o AMOR de verdade, não que ele ainda não o seja, mas como eu disse, talvez nem eles mesmos ainda saibam disso.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#4 Juh Oliveto 18-09-2010 - 12:50 -
Google Chrome 6.0.472.62 Windows Vista

Priii, acabei ficando super curiosa a respeito desse livro! Gostei *-*

AAH, feliz aniversário para Dhyan! Muito sucesso SEMPRE!

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

[Responder]

Você já comentou 46 vezes.

#5 Dhyan Shanasa 18-09-2010 - 13:10 -
Safari 533.17.8 Mac OS X 10.6.4

Pri, sua excelência com as palavras é linda; vc me surpreende a cada dia mesmo… O que escreveu aproxima-se da poética arte de se escrever com o coração voltado para o belo e não paro o horrendo… Agradeço o carinho e atenção dedicados a minha pessoa, q nada mais é do que sincera no que faz. Que vc seja sempre vc, posto q assim não perderemos uma luz luminosa do mundo. Grande beijo!

[Responder]

Já comentou 74 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#6 Dominique 18-09-2010 - 13:46 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Windows 7

:29 Menina, vc realmente gostou desse livro, né?

Sua resenha está uma delícia.

Bjjs.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#7 Lady 18-09-2010 - 19:09 -
Google Chrome 6.0.472.59 Windows XP

achei a sinopse de Tunes muito mara e quero muito ler, mas a grana ta curta. já falei pro Dhyan que a gente tem que trocar exemplares dos nossos livros HAHAHAHA mas ainda não consegui convence-lo!!
beeeijinhos

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.17.8 Mac OS X 10.6.4

HAHHAHAHHA hummm ainda to pensando, menina! *_*

[Responder]

Você já comentou 13 vezes.

#8 Yuuh 18-09-2010 - 20:02 -
Mozilla Firefox 3.5.13 Windows XP

Resenha bastante envolvente, interessante :D

Parabéns Dhyan, muitos livros pela frente :29

[Responder]

Você já comentou 6 vezes.

#9 Gabriela 18-09-2010 - 20:27 -
Google Chrome 6.0.472.59 Windows 7

Confesso que eu não era muito fã de livros nacionais, antes de entrar para a blogosfera literária. Mas a cada nova resenha que leio, meu orgulho pelos autores conterrâneos cresce e minha vontade de ler cresce junto!!!
Obrigada, Pri, por essa ótima dica! =)

Beijos,
Gabi – Está Inspirada

[Responder]

Você já comentou 33 vezes.

#10 Luana 18-09-2010 - 22:03 -
Mozilla Firefox 3.6.9 Windows 7

Nossa parece ótimo o livro, e deve ser meio estranho falar de alguma coisa de um amigo né? E parabens pra ele ganhou um post super legal.

bjs

[Responder]

Já comentou 231 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#11 karlinha 18-09-2010 - 23:43 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows Vista

O livro parece ser legal. Parabéns aí guri. Mesmo não te conhecendo ^^ :31

[Responder]

Você já comentou 32 vezes.

#12 Bianca Briones 19-09-2010 - 01:51 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows 7

Também não tinha lido nada sobre o livro e gostei bastante da forma como descreveu.
Tenho que diminuir a minha pilha antes de me aventurar com mais livros, mas certamente chamou minha atenção. ^^

Beijo

[Responder]

Você já comentou 21 vezes.

#13 Iris 19-09-2010 - 08:49 -
Mozilla Firefox 3.6.8 Ubuntu Linux

Você REALMENTE ficou empolgada com o livro HUAUHAUHHUA Adorei a resenha. É ele que tava fazendo um gato no twitter ontem que minha timeline tava toda comentando? #FelizAniversarioDhyan

[Responder]

Dhyan Shanasa responde:

Safari 533.17.8 Mac OS X 10.6.4

hahahhaa eu mesmo =*____*= miau! mas já parei com isso, ontem foi ressalva a regra, pois era meu níver neh hahah

[Responder]

Você já comentou 19 vezes.

#14 Mariana Paixão 19-09-2010 - 21:38 -
Google Chrome 6.0.472.55 Windows XP

Se eu precisava de um empurrãozinho pra comprar esse livro mesmo nessa época de aperto financeiro, você me empurrou pro fundo do abismo bookaholic, Pri. PRECISO desse livro AGORA!! Como eu ainda não li esse livro?

Adorei muito o post! Pena não ter vindo aqui no dia exato! =(

[Responder]

Já comentou 50 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#15 Caio 19-09-2010 - 22:58 -
Google Chrome 6.0.472.62 Windows XP

Adorei, fiquei com vontade de ler o livro, e parece que você adorou né ?

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#16 Fernanda Leite 20-09-2010 - 16:39 -
Google Chrome 6.0.472.62 Windows 7

Que legal! Vou querer ler esse livro!
Acho que vai ser um daqueles que todo mundo lá em casa vai ler, com certeza! =D

Beeijo!

[Responder]

Já comentou 447 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#17 Yasmin 20-09-2010 - 20:28 -
Mozilla Firefox 3.1b3 Windows XP

Oi! Comecei há pouco tempo uma tag chamada Na Estante no meu blog para resenhar e falar de livros para as leitoras. Um dos blogs de livros que eu sempre leio – e adoro – é o seu. Daí indiquei você com selo Blog de Ouro lá no meu blog.
http://tinyurl.com/2756c3r

Beijos!

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#18 Thays 21-09-2010 - 18:24 -
Google Chrome 6.0.472.62 Windows 7

nossa, pela sua resenha e tudo que falou nesse post o livro parece ser muito bom!
confesso que ainda não tinha ouvido falar de Tunes, mas gostei muito da resenha.

[Responder]

Thays responde:

Google Chrome 6.0.472.63 Windows 7

há, como eu fui mal educada! esqueci total de desejar parabéns pro autor, tanto pelo livro quanto pelo aniversário
(mesmo sendo atrasado, o que vale é a intenção)
então: PARABÉNS!

[Responder]

Já comentou 139 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#19 Karine Marinho 21-09-2010 - 19:42 -
Mozilla Firefox 3.6.10 Windows XP

Nossa sua resenha me envolveu, o livro parece ÓTIMO.
Beijos,
Karine.
girlspoiled.blogspot.com

[Responder]

Você já comentou 40 vezes.

#20 Juh Costa 25-09-2010 - 00:27 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

nossa, adorei sua resenha! :23

[Responder]

Já comentou 202 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#21 Juh Costa 25-09-2010 - 00:28 -
Internet Explorer 8.0 Windows 7

pensando bem, eu SEMPRE adoro suas resenhas, então! USAHDUSAHSAUH :20

[Responder]

Thays responde:

Google Chrome 6.0.472.63 Windows 7

eu SEMPRE adoro suas resenhas, então! USAHDUSAHSAUH +1
tá de parabéns sempre Pri!!!

[Responder]

Já comentou 202 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#22 Maria Eduarda Costa Wimmer 25-09-2010 - 00:48 -
Google Chrome 6.0.472.63 Windows XP

nossa que lindo,quanta paixao !
pri voce se interessou mesmo pelo livro !
adorei *–* sou sua fa,serio !!

[Responder]

Você já comentou 23 vezes.

#23 Denise Antunes 01-10-2010 - 20:39 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Priscila… sem comentários!!! Ou melhor tenho que comentar… fantástica a entrevista que c fez com ele e já me interessei pelo livro logo na resposta da primeria pergunta onde ele fala do cuidado em se escrever livros deste gênero para não se banalizar e cair em discrédito. Tem que ser muito bom pra assumir isso e mais pra escrever e saber que se fez um bom livro..
Parabéns pro Dhyan pelo aniversário e pelo livro que pela história achei fantático e vou comprar um.. rsrsrsrs

[Responder]

Dhyan responde:

Safari 533.18.5 Mac OS X 10.6.4

obrigado, Denise, grande beijo pra vc =]

[Responder]

Você já comentou 3 vezes.

#24 Duachais Seneschais 17-10-2010 - 03:05 -
Google Chrome 6.0.472.63 Windows Vista

Opa!
Não tinha visto esse livro! Vou atrás dele.
É muito bom ver os autores brasileiros de literatura fantástica ativos. Definitivamente, vai pra minha coleção!

[Responder]

Você já comentou 11 vezes.

#25 Gutemberg/Snake 30-10-2010 - 22:09 -
Mozilla Firefox 3.6.12 Windows 7

Bem o que pode ser dito a respeito dessa resenha e deste livro só pode vir depois do que tenhho a dizer dos autores dos mesmos.

Com um grande prazer eu “conheci” ontem a Priscila, que escreveu esta otima resenha, e hoje tive a honra de trocar uns tweets com o Dhyan, que não pode ser mto elogiado segundo a Priscila rs

Agora vamos ao que interessa…

A propria sinopse do livro já te deixa assim louco pra abrir e ler sem parar até o fim. E com as palavras de alguém que leu o livro de um dia para o outro nós podemos ter a certeza de que o livro é fenomenal!
Uma historia que mistura o melhor da fantasia mas que prima pela sua originalidade desde o começo…
Infelizmente ainda não sei como o enredo se desenvolve mas a curiosidade pra ler o mesmo é tão grande quanto o desejo de alguns por chocolate ao leite…
Em fim o Livro de Tunes é mais uma das obras primas da literatura nacional e que irá arrasar quando sair o segundo volume! 0 Dhyan – malvado! – me mostrou a sinopse da “Triplice Guerra”
I wanna it all!!

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#26 Paula Roberta Pires Miranda 09-11-2010 - 15:44 -
Google Chrome 7.0.517.41 Windows XP

Eu quero muito ler esse livro! Parece ser super legal e a capa é linda! Beijos

[Responder]

Você já comentou 32 vezes.

#27 Lis 16-12-2010 - 08:41 -
Internet Explorer 8.0 Windows XP

Não conehcia este livro, mas acho que devia ter conhecido antes do salário zerar rs

A sua resenha está ótima (pra varia né rs). A sinopse é ótima, enfim, o livro parece ótimo!

[Responder]

Já comentou 228 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#28 RUDYNALVA SOARES 26-01-2011 - 01:22 -
Mozilla Firefox 3.6.13 Windows XP

Pena que só conheco o blog depois, mesmo assim Parabenizo Dhyan!!
O livro foi bem badalado em 2010, mas não tive oportunidade de lê-lo, quem sabe esse ano o farei.
cheirinhos
Ruddy

[Responder]

Dhyan responde:

Google Chrome 9.0.597.102 Mac OS X 10.6.6

Tudo a seu tempo tem seu tempo.. =]

[Responder]

Já comentou 323 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#29 Nathalia Souza Cabral 24-02-2011 - 03:35 -
Google Chrome 9.0.597.98 Windows Vista

É bom saber quando um livro nacional causa esse impacto nas pessoas. Não li, mas pretendo ler um dia, viu?
Espero que um dia você leia o meu.. não tem nada de fantástico, mas é bem divertido..

[Responder]

Já comentou 121 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!