skoob category image
E você, bookaholic? #15
Monday 24/09/2012 às 10:40 1036 Views Arquivado em: E vc Bookaholic?

O que você acha das editoras nacionais manterem o título original em inglês?

Equipe:

Dana: Se for para deixar pior, como o quê fazem com os títulos de filmes, acho melhor que deixem em inglês mesmo.
Mas, concordo que isso acabe afastando uma boa quantidade de possíveis leitores.

Dudu: Tem vezes que é até melhor deixar o título original do que “inventar” um novo título. Um exemplo disso é “Mockingjay” terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes. Tipo, eu ODIEI na época que foi revelado que o nome seria “A Esperança” e ainda acho que não faz muito jus á série. Mas, também tem certos livros que ficam melhor em inglês e as editoras colocam um subtítulo em português. Assim como a trilogia “Wake”, que todos os três livros são em inglês, mas têm um subtítulo em português. Eu só achei muito estranho a série “Strange Angels” ter sido lançada aqui com o primeiro livro com o título em inglês e os outros dois com os títulos em português =S

Fer: Não gosto muito! Se as editoras sempre fizessem uma tradução literal, ou algo que ficasse muito parecido, não teria problema nenhum, mas nem sempre é o que acontece, né? É que nem em alguns filmes, o nome em português fica TÃO diferente que você acaba até criando uma certa resistência!
Mas, dependendo do título, eu prefiro que fique em inglês, como em Lonely Hearts Club. Não consigo imaginar um título em português que fique tão legal quanto o em inglês!

Pri: Não tenho nada contra porque muitos termos não tem tradução e acho que acaba perdendo muito quando isso é forçado. Cinquenta Tons de Cinza por exemplo, é no original um trocadilho do sobrenome do personagem Mr. Grey (Grey em inglês é cinza) então ao mesmo tempo que está falando da cor e das diversas nuances que ela pode ter (querendo dizer que nem tudo é claro e preciso como preto e braco) também quer dizer que o personagem tem essas muitas faces… A Novo Conceito também traduziu “Lola And The Boy Next Door” por “Lola e Seu Vizinho” e The Time Of My Life por “A Vez da Minha Vida”, principalmente este ultimo achei horrível! Não tem o menor em sentido em português esse título! Então sinceramente, por mais que eu ame nossa língua, as vezes é melhor manter o original do que perder o sentido…

Tati: Hmmm… Acho meio estranho, sinceramente. Claro que muitos livros não têm uma tradução literal com um sentido claro, e somente nessas situações eu acho bacana mudar o nome para algo que esteja próximo de seu real significado. Mas daí deixar todos os nomes em inglês só pra… Pra quê mesmo que fazem isso? Quer dizer, não é fácil encontrar o título original na própria obra, naquelas primeiras páginas?
Penso que existem casos e casos, mas que a prioridade das editoras deveria ser arrumar um título em português que se adeque ao título original!

Yara: Particularmente, eu não gosto!
Acho completamente sem nexo, considerando que estamos no Brasil, e falamos português….rsrs
Mas isso pode ser também porque eu não entendo nada e detesto inglês…rsrs

Qual livro ficou na sua estante por mais tempo sem você ter lido?

Equipe:

Dana:  Tenho a impressão que o livro que ainda está aqui sem ser lido é o “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” que eu comprei há uns 2 anos e, como não pretendo trocá-lo (só tenho lido os que são reservados para troca) ele vai esperando uma brechinha na fila desde então… hehe

Dudu: Não tenho muita certeza, mas acho que é Um Dia. Que apesar de eu querer ler muito ele, até hoje não sei porque demorei tanto. BTW, eu estou lendo ele nesse momento =P

Fer: Hum… Acho que é PS I Love You, se não me engano. Ganhei ele em 2008, acho, e até hoje não tive a decência de ler.. :/ EU SEI! Esse livro parece maravilhoso e até hoje, nada! E o duro é que nem sei quando exatamente vou tomar vergonha na cara para começar a ler… ¬¬

Pri: Difícil dizer porque tem muitos que estão lá e provavelmente vão permanecer por um bom tempo… =P

Tati: Hmmm… Serve dizer aqueles que eu ainda não li?? =P De todos que eu demorei muito pra ler, Como Se Livrar de um Vampiro Apaixonado foi o que eu mais me arrependi de ter demorado a começar! Li por causa do Clube das Chocólatras e, quando o devorei em apenas dois dias, fiquei super arrependida de não ter me divertido tudo aquilo que me diverti antes! É muito bom!
Mas acho que o que eu mais pra tomar a iniciativa foi, sem sombra de dúvida, Tamanho 42 Não É Gorda. Eu tinha (a Fernanda é que tem, na verdade) esse livro desde 2006 ou 2007 e eu só li no final do ano passado! Infelizmente, não foi um dos meus favoritos, mas pelo menos eu já posso dizer que o li! \o/

Yara: Hum, acho que foi SEREIA… E ok, não gostei muito dele…rsrs Mas no momento, acho que os livros que estão a mais tempo na minha estante e eu ainda não li são As brumas de Avalon… Comprei por um impulso consumista tamanho EXTRA GG e não tenho muita vontade de ler…rsrs

Leitores:

Ana: Super vergonhoso dizer que to com preguiça de ler algum livro, maaaas… to enrolando com A batalha do Apocalipse, A estrada da noite e As crônicas de Nárnia. Comprei os três por impulso no fim do ano passado e tava morrendo de vontade de ler, mas ainda não consegui começar. Mas eu estipulei uma meta e vou lê-los até o final desse ano :)

 M.T.: Percy Jackson e ainda nem penso em lê-lo tão cedo…

Você programa sua ordem de leitura ou você pega um livro ao acaso?

Equipe:

Dana: Minhas leituras são todas programadas, principalmente porque eu troco quase todos os meus livros, então vou lendo o que vai sendo reservado e já envio. Os que vão sendo lidos entre um e outro são empréstimos com prazo determinado, exemplo, book tour, Livro Viajante, etc…
Eu tenho um documento aberto sempre aqui, intitulado “Fila de Leituras”, nele tem os nomes dos livros em sequência e a data até quando tenho que lê-lo. =)

Dudu: Não. Sempre que termino um livro olho pra minha estante e pego o que me chama mais atenção. E geralmente depende muito do meu humor.

Fer: Não. Escolho o livro que vou ler de acordo com o meu humor, com a vontade que eu estou de ler um certo livro e, em épocas que estou lotada de coisas para fazer, leio o que me é escolhido no Clube das Chocólatras!

Pri: Bom, por conta das parcerias do blog, acabo sempre lendo por ordem de chegada primeiro os livros de parceria. As vezes a editora ou o autor pede uma atenção especial para um determinado livro dai acabo passando ele na frente, mas no geral respeito a ordem de chegada deles… Fora isso, quando quero muito ler algum que não seja de parceria, me programo pra encaixa-lo nessa “fila de leitura”, como é o caso dos livro da Paula Pimenta que eu leio enquanto a Dana lê Harry Potter por conta do nosso desafio (alias, precisamos retomar Dana!).

Tati: Eu normalmente tenho uma ordem de pelo menos cinco livros estabelecidos na minha meta de “preciso ler urgentemente”, mas a ordem varia conforme o meu humor: se eu quero dar uma mudada geral na minha rotina, às vezes nem pego um desses livros pré-estabelecidos. Mas normalmente tenho uma listinha mais ou menos preparada!

Yara: Vou ao acaso mesmo… As vezes dou faço uma ordem, mas nunca sigo… Sempre chega algum que eu estou ansiosa para ler e atrapalha tudo, então vou sempre ao acaso… :D

Leitores:

 M.T.: Eu tenho uma ordem de leitura se não eu me atrapalho pra caramba !!… e acabo lendo vários livros ao mesmo tempo e não terminando nenhum .-.

That’s it! Lembrando que para quem quer participar e responder às perguntas é só ficar de olho no twitter do blog ou no grupo do skoob mesmo. Sempre tem uma pergunta nova por lá =D E agora as perguntas também serão feitas na página do blog no facebook.




Sobre o autor do post:

Tem 20 anos, mora em Uberlândia - MG, não vê a hora de estar formado e sair por ai dizendo que é um engenheiro e construindo pontes. Escreve por paixão, mas ser publicado seria uma incrível consequência disso. Quase não tem vida social, tudo culpa das séries, livros e filmes que insiste em acompanhar, mesmo não tendo tanto tempo para isso. Adora passar vergonha em público e já aprendeu que sempre vai ser mais desastrado do que pensava. Ele também sempre fica perdido quando tem que escrever uma Bio.
E-mail: dudusferreira@hotmail.com



Posts Relacionados







:38 :37 :36 :35 :34 :33 :32 :31 :30 :29 :28 :27 :26 :25 :24 :23 :22 :21 :20 :19 :18 :17 :16 :15 :14 :13 :12 :11 :10 :09 :08 :07 :06 :05 :04 :03 :02 :01


5 Comentários em “E você, bookaholic? #15”


#1 Helaina Carvalho 24-09-2012 - 14:50 -
Mozilla Firefox 15.0.1 Windows 7

Gostei da ideia!
Vou ficar atenta no Face/Skoob/Twitter pra responder as perguntas da próxima vez!!

Tem post novo no meu blog:
http://hipercriativa.blogspot.com.br/

Passe por lá para ler e comentar!
Desde já agradeço a visita!!

Beijusss;

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.

#2 lilian 25-09-2012 - 02:19 -
Mozilla Firefox 15.0.1 Windows 7

amei a ideia e realmente em termos de tradução de livro eu penso da seguinte forma, se a tradução pro português ficar legal tudo bem pode mudar mas se não tiver jeito deixa o nome em inglês mesmo melhor do que colocar um nome nada a ver.

[Responder]

Comentou pela primeira vez, seja bem-vindo!

#3 Maysa 26-09-2012 - 11:46 -
Google Chrome 21.0.1180.89 Windows 7

O QUE VOCÊ ACHA DAS EDITORAS NACIONAIS MANTEREM O TÍTULO ORIGINAL EM INGLÊS?
Eu não me importo desde que seja uma boa tradução e nãoc omo fez “50 Tons de Cinza” pq não tem nada haver. Mas como em Anna and The French Kiss para Anna e o Beijo Frances, tudo bem!

QUAL LIVRO FICOU NA SUA ESTANTE POR MAIS TEMPO SEM VOCÊ TER LIDO?
Acho que o meu foi O Caçador de Pipas… tanto que eu desisti e troquei!

VOCÊ PROGRAMA SUA ORDEM DE LEITURA OU VOCÊ PEGA UM LIVRO AO ACASO?
Eu sempre leio o primeiro capitulo dos livros que quero ler, o que mais me interessar eu leio primeiro! Eu queria muito ler A Vidente, mas o primeiro capitulo dele é chatinho e o de Belle é bem mais legal, então troquei um de 260 páginas por um de 560 hahaha

[Responder]

Já comentou 89 vezes e é um verdadeiro Bookaholic!

#4 Noturninha 28-09-2012 - 13:50 -
Mozilla Firefox 15.0.1 Windows XP

Sobre a última pergunta… Eu faço sorteio com os livros. AHiahoAHIahiAH Tipo amigo oculto. Faço papeizinhos com os nomes do livros q tenho que ler, dobro e sorteio. Aí vou add mais papeizinhos a medida que vão chegando mais livros. AHiaoAHahHAI

[Responder]

Yara Prado responde:

Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

AMEI a sua ideia!!! Vou começar a fazer isso agora mesmo…rsrsrs
Muitíssimo obrigada!
Bjs…

[Responder]

Você já comentou 5 vezes.